Empréstimo Pessoal

Às vezes pode acontecer de chegar o final do mês e as contas não fecharem, ou você precisa de comprar alguma coisa específica e está sem dinheiro no momento. Nessas horas pode ser que você precisa fazer um empréstimo pessoal. Porém antes de sair contratando um é preciso que você entenda bem como ele funciona. E nesse artigo nós reunimos as principais informações que você precisa saber. Confira!

Quais são os Requisitos? Que documentos são necessários?

O empréstimo pessoal é uma maneira de adquirir uma quantia em dinheiro para determinado fim. Essa negociação, no geral, é realizada entre uma instituição financeira e uma pessoa física, com normas e juros que são acrescidos em cima do valor total que em que foi realizado o empréstimo. Os juros variam de banco a banco e do valor do contrato, mas além disso, para conseguir um empréstimo pessoal, você também precisa de apresentar alguns documentos como:

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

Pontos positivos do Empréstimo pessoal

Ao fazer um empréstimo pessoal você consegue de uma única vez todo, ou boa parte, do dinheiro que precisa para quitar alguma dívida. Além disso, se você não tiver nenhuma restrição financeira, ou outro empréstimo em seu nome é muito mais fácil de ter o seu aprovado no momento da contratação. Para algumas pessoas, o empréstimo pessoal é ainda mais fácil, pois ele é atrelado à folha de pagamento e dessa maneira o valor mensal é descontado diretamente do seu salário, evitando assim que acontece de esquecer de pagar o empréstimo e acabar adquirindo dívidas no futuro.

Pontos Negativos do Empréstimo pessoal

Os principais pontos negativos de um empréstimo pessoal são os juros, que são muito altos, principalmente em casos de não pagar o empréstimo em dia, ou de acumular muitas parcelas. E em caso de não pagar nenhum parcela, ou deixar que elas vençam por um período de tempo muito grande você pode acabar tendo o nome inserido em órgãos de restrição ao crédito, como SPC e Serasa, e mesmo após pagar todo o financiamento pessoal, pode ter dificuldade em fazer um novo devido restrições anteriores.

Outro ponto negativo é que pessoas sem comprovante de renda ou trabalhos fixos não conseguem um empréstimo pessoal de maneira fácil, é preciso ter um fiador ou dar alguma garantia de que o contrato será cumprido adequadamente.

Nossa Opinião

Acreditamos que em determinadas situações, pode ser necessário contratar um empréstimo pessoal, principalmente se for mais vantajoso para comprar algum bem material, por exemplo. Porém é sempre necessário analisar os pontos positivos e negativos e colocá-los em uma balança para saber qual pesa mais. Em alguns casos os juros do empréstimo pessoal podem ultrapassar o valor do produto desejado, sendo assim melhorar procurar outras opções.

Antes de contratar um empréstimo, procure saber todas as condições e regras do contrato para não ter dores de cabeça posteriormente.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o empréstimo pessoal, nos conte nos comentários!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!